Biografia

Biografia

Cláudio se destaca no cenário musical brasileiro como intérprete e compositor. Defensor da cultura campesina, apresenta em suas produções artísticas as inspirações e aspirações desses povos, os lamentos da vida na roça, os desafios do homem do campo, a natureza, a preservação da identidade e suas oralidades.

A música de Cláudio Lacerda traduz sua visão de artista contemporâneo, que parte da beleza exuberante do cancioneiro popular brasileiro, notadamente o baseado na matriz caipira, e incorpora as referências do seu tempo, constituindo-se numa obra com raízes profundas e amplos horizontes.

São 20 anos de carreira musical defendendo a cultura campesina, seja através de seus seis CDs ou de projetos como o ConSertão, do qual é idealizador, que promove concertos gratuitos ao ar livre com orquestra sinfônica, acompanhando Lacerda em clássicos da música caipira.

Já dividiu palco e faixas de seus seis discos com Rolando Boldrin, Dominguinhos, Renato Teixeira, Zé Geraldo, Pena Branca, Tinoco, Mônica Salmaso, Amelinha, Maria Alcina, As Galvão, entre outros maravilhosos artistas brasileiros.

Prêmios e seleções

  • I, II e III Prêmio de Excelência da Viola Caipira, melhor intérprete. Instituto Brasileiro da Viola Caipira, 2005, 2010, 2013;
  • Selecionado pelo edital “SESI Música 2009 - série Brasileira”, promovido pelo SESI SP, 2009;
  • Selecionado pelo edital “Pauta Funarte de Música Brasileira”, promovido pelo Ministério da Cultura, 2008;
  • Selecionado para o Projeto “Prata da Casa” e da “Amostra Prata da Casa”, do SESC Pompéia, 2004;
  • Selecionado para o Prêmio da Música Brasileira em 2007, 2010 e 2015
  • Selecionado para o “Circuito São Paulo de Cultura” em 2015
  • Selecionado para o “ II Prêmio Grão de Música” em 2015
  • Indicado ao “Prêmio Profissionais da Música” em 2015
  • Selecionado no Circuito Cultural Paulista em 2017 (APAA) com Osni Ribeiro
  • Selecionado para o Circuito SESC de Artes 2018 com o “Projeto 4 Cantos”
  • Selecionado para o Circuito SESI Cultural com Rodrigo Zanc em 2018
  • Integra o espetáculo “Canta, Inezita” em 2018 com As Galvão, Maria Alcina e Consuelo de Paula
  • Estreia o projeto “ConSertão” pelo ProAC ICMS também em 2018
  • Selecionado pelo ProAC LAB da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo – 2020
  • Selecionado pelo edital "SESI Música 2022 - série Brasileira"

Depoimentos

“Na contramão das duplas que perseguem a fama fácil turvando as fontes da música sertaneja, o cantor e compositor Cláudio Lacerda mergulha fundo na raiz (...)”. “Cantor de belo timbre, presença marcante no palco e compositor talentoso, (...) Cláudio tem um bom cartão de visitas: o CD Alma Lavada, de 2004, já mostra o caminho das pedras que ele trilha agora”. Em matéria escrita no Jornal O Estado de São Paulo.
O Cláudio tem um grande talento, mas o mais importante é a identidade dele com o que faz. A moçada nova é prova de saúde A renovação é sempre importante e fundamental, pois é ela que dá dinâmica na música.
Quando uma pessoa é dotada de grande talento – e o Cláudio é um grande instrumentista, compositor e interprete – e tem uma maneira de ser que contagia as pessoas, ela traz consigo um reforço inestimável para esse segmento da música brasileira que, embora cresça sistematicamente e tenha o carinho e atenção do público, tem infelizmente pouco espaço na mídia. Pelo respeito, amplidão e bom gosto do repertório que escolheu, buscando influências que não são aquelas bombardeadas pela mídia, Cláudio Lacerda demonstra claramente ser um jovem atento, que procura respostas sozinho sem se deixar conduzir.
Desde da primeira vez que eu ouvi o disco, eu me apaixonei, não só pela consistência dele como compositor mas pela voz dele e a maneira como o disco foi arranjado. A música (regional), como todas as manifestações populares, vai se renovando a medida que o tempo vai passando e novos elementos vão sendo incorporados. O Cláudio é uma pessoa que assimilou esses elementos e os incorporou na sua música de uma forma muito inteligente, que faz com que a música não perca o toque regional, de música de raiz, mas que aponte pra um caminho futuro, pra frente. Isso é fundamental, porque senão a gente fica correndo atrás do próprio rabo. Dessa leva de compositores mais jovens, eu acho que ele é um dos grandes expoentes.
Na minha opinião, Cláudio Lacerda é uma das melhores vozes (se não a melhor) surgidas na música caipira nos últimos anos. Seu canto seguro, encorpado e despretensioso merece vida muito longa!

© Todos os direitos reservados 2007/2023 - Cláudio Lacerda - Site desenvolvido por Frogs - Hospegagem Netstructure