Projetos

Canto de Alerta

“Canto de Alerta”, mais que um projeto artístico, é um espetáculo necessário e urgente.

Surgido do encontro de Cláudio Lacerda e Cristina Saraiva, dois artistas essencialmente preocupados com o meio ambiente e engajados na luta contra o desmatamento, a contaminação de águas e rios por agrotóxicos e metais pesados, os incêndios criminosos, a grilagem de terras, a invasão de territórios indígenas

O projeto ConSertão é uma homenagem à cultura caipira. São concertos ao ar livre onde Cláudio Lacerda canta clássicos do gênero em arranjos inéditos de Neymar Dias para Orquestra Sinfônica. No palco, além de 22 músicos e maestro integrando a Orquestra Sinfônica, Neymar Dias nos solos de viola caipira, Rodrigo Zanc e Cláudio Lacerda como solistas de voz.

Pé Vermêio

Clássicos e também os novos rumos da música caipira, permeados com muitos causos divertidos em torno desse personagem que tão bem representa a cultura paulista, o caipira! Cláudio faz o público rir e também chorar ao declamar o poema "A resposta do Jeca Tatu" de Catulo da Paixão Cearense.

Tributo à Pena Branca e Xavantinho

Canções que foram eternizadas por uma das duplas mais autênticas e amadas do universo caipira, são lembradas neste show por Cláudio Lacerda e Rodrigo Zanc. Pena Branca e Xavantinho inovaram seu repertório invadindo fronteiras e gravando com enorme sucesso músicas de artistas da MPB. 

Baile Caipira

O Baile Caipira é uma homenagem à cultura paulista. Um espetáculo para animar festas e pessoas de todas as idades – em especial as que conhecem e gostam do repertório mais antigo, com músicas que todo mundo sabe de cor pois fazem parte de nossa memória afetiva.

Vários ritmos caipiras são lembrados, como o arrasta-pé, o cururu, o samba paulista e o batidão, lembrando as antigas festas do interior. São homenageados compositores paulistas de diferentes épocas, como Raul Torres, Angelino de Oliveira, Capitão Furtado, Palmeira, Elpídio dos Santos, Tonico e Tinoco entre outros.

Canta, Inezita!

A maravilhosa dupla As Galvão, as cantoras Maria Alcina e Consuelo de Paula e o cantador Cláudio Lacerda prestam neste show uma linda homenagem à Inezita Barroso. O repertório traz sucessos da cantora como Lampião de Gás, Moda da Pinga, Balaio, Poeira, Cuitelinho, dentre outros.

Canções para acordar o Sol

O CD Canções para Acordar o Sol nasceu do desejo de encontrar o caipira que existe nos compositores da urbanizada e sofisticada MPB. Entre eles Tom Jobim, Chico Buarque, Gonzaguinha e Ivan Lins. Cada vez mais, sonhamos reviver o homem em paz com a natureza, já quase improvável; mas que podemos revisitar por meio da música de muitos dos afamados compositores brasileiros nascidos e/ou vividos no asfalto. Ao final deste disco, o ouvinte há de concordar que o que faz um compositor caipira não é o lugar onde ele nasceu, mas o que ele guarda na memória e no coração. Participações especialíssimas de Rolando Boldrin e Mônica Salmaso.

Sobre trilhos e canções

No espetáculo “Sobre trilhos e canções”, Cláudio Lacerda e Osni Ribeiro transportam na viola caipira e violão, canções que correm nos trilhos da música brasileira. Passeiam por diversas paisagens musicais trazendo na bagagem ritmos como o samba, música caipira, MPB e rock. Um rico recorte temático da influência das ferrovias na obra de compositores brasileiros. É a vida passando devagar, na toada do trem, enredando encontros e desencontros, chegadas e partidas, muitas histórias e sentimentos.

 Olhos d'água

O show tem a proposta de incentivar o lado ambiental e cidadão das pessoas para questões que envolvam o uso da água e sua preservação. O repertório é assinado por autores consagrados e por outros também atentos aos nossos recursos naturais, como Fernando Guimarães, Luiz Salgado, Rodrigo Delage e o próprio Cláudio Lacerda.

Grupo formado por Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira, para divulgar um pouco do trabalho autoral da nova safra da música regional brasileira. Quatro cantadores que se unem para contar suas histórias, e enriquecer a luta pela preservação das riquezas culturais brasileiras: a religião, a natureza, os cheiros e sabores de uma música riquíssima, que privilegia o campo e a vida simples.

Homenagem à moda paulista

O show homenageia os maiores compositores paulistas do gênero sertanejo, através de seus maiores sucessos. As canções são entremeadas com algumas passagens de suas vidas, além de causos e explicações quanto às suas obras. Para selecionar as músicas, fizemos uma amostragem dos ritmos (toada histórica, cateretê, cururu) e dos temas (religiosidade, romance, vida no campo), que alumiam esse gênero, de beleza bruta e legítima.

© Todos os direitos reservados 2007/2023 - Cláudio Lacerda - Site desenvolvido por Frogs - Hospegagem Netstructure